terça-feira, 13 de abril de 2010

Ora, vamos falar da pílula


E porquê, perguntam-me vocês? Pois que por aqui esta maldita anda-me a dar problemas. Tomo a mesma pílula, a Minigeste, há pelo menos quatro anos. Nunca mudei. Mas há uns largos meses atrás comecei com problemas de estômago. Mais do que o normal em mim, que padeço de um orgão complicado e com humor próprio. Ele era digestões mal feitas, várias vezes ao mês náuseas, vómitos e enjoos. Fui ao médico, fiz exames, concluiram que haveria de ser gastrite crónica, fruto da ansiedade. E receitaram um medicamento para quando estivesse pior.

Mas não me dei por satisfeita. Em Janeiro resolvi dar o chamado "descanso da pílula". Nunca o tinha feito, não sentia necessidade, até porque, para mim, a pílula nunca me havia causado efeitos secundários. Não engordava, não tinha dores de cabeça a mais do que o normal, nem tão pouco hemorragias. Mas a verdade é que durante os dois últimos meses em que não tomei a pílula, não tive problemas de estômago. Sem vómitos, náuseas, sem aquele peso desconfortável que costumava ter. E mais, notei que a minha líbido andava mais elevada (não que antes tivesse notado grande diferença, mas a verdade é que sem a pílula, o meu desejo sexual aumentou ainda mais).

Agora que resolvi retomar este método contraceptivo, voltei a ter uma crise, e a sentir o mesmo desconforto que experimentava anteriormente. Então e qual é o meu problema? Parece que encontrei a solução; é só marcar a consulta na ginecologista e pedir para alterar o método contraceptivo.

A questão é que eu gosto da pílula. Gosto da liberdade que me dá em poder optar por não ter menstrução em certas ocasiões em que me traria dissabores. Gosto do facto de reduzir o meu fluxo menstrual. Adoro que me retire quase por completo as dores que a menstrução me trazia todos os meses. E não queria perder estes benefícios. Só gostava que voltasse a ser como antes - com os benefícios e sem os efeitos secundários. E tenho receio daquela busca incessante que muitas mulheres fazem pela pílula ideal. Os enjoos, o engordar, as dores de cabeça, as hemorragias. Não queria nada disto, que eu cá sou muito maricas.

Posto isto, o que me aconselham? Já passaram pelo mesmo?

8 comentários:

Vera disse...

essa pilula a mim fez-me emagrecer vertiginosamente...emagreci 20kg em 5 meses...e não era nada saudável assim...

big kiss

Unknown disse...

Sempre tomei essa pílula. Depois de ter sido mãe e e ter tomado outra (não me lembro o nome) enquanto amamentei, voltei à minigeste e nunca tive problemas. De qualquer forma fazes bem em trocar pois parece estar a prejudicar-te. Bj:-)

Patricia Alexandre disse...

olá
Eu quando comecei a tomar a pilula foi a Minigest e tive de mudar tinha constantes hemorragias e emagreci bastante (a unica parte boa lol) mudei para a Gynera e n tenho verificado qualquer alteração apenas numa coisa, a minha libido sexual tem vindo a diminuir, que eu penso ser da pilula. vou marcar consulta com o ginecologista e ver realmente o q se passa.

Mi disse...

Também tomo essa. E dizem que é das que tem menos efeitos secundários...
kiss

Menina do Norte disse...

Talvez seja o organismo que reage mal a essa pílula em especifico. Experimenta tomar outra, antes de avançares para outro método. Fala com a ginecologista. Ninguém melhor que ela. Eu também costumo ter problemas de estômago, mas só em alturas de muito stress, depois passa.

Um Beijinho*

Glimmer le Blonde disse...

Eu tomo a Yasmin que tem um efeito muito esquesito em mim... no primeiro dia que a tomo fico com um enjoo enorme. Também preciso de trocar a minha por causa deste transtorno mas não me apetece nada porque fora isso corre sempre bem! :(

Tinkerbell disse...

Também gosto muito dessa "liberdade" que a pílula nos dá!
Eu tomo Yasmin, à 5 anos, e nunca tive problemas. Mas, ultimamente as dores menstruais voltaram, tenho que marcar um consulta!
O melhor mesmo é falares com o médico e ver o que ele te aconselha.

Pinkk Candy disse...

o melhor conselho que te posso dar, é que tens que ir ao médico, porque se te faz mesmo mal ao estômago, tens que mudar para outra.

=)