domingo, 31 de janeiro de 2010


Esta noite tive uma insónia terrível. Eram quase cinco da manhã e o sono não aparecia. Eu bem me pus a ler (acabei o livro que tinha à cabeceira), a contar carneirinhos, a meditar ... nada resultava - o malvado tendia a não aparecer.
Claro está que hoje estou com um humor terrível. E o que mais me irrita é que sei que estas coisas só acontecem porque me preocupo com o que não devo e, além disso, não sei dormir. É verdade, admito, não sei dormir. Porque todos devemos ter uma chamada "higiene do sono" - e eu não tenho.

Por isso, aqui vai o que devemos fazer para dormir melhor e evitar insónias:

- primeiro, devemos criar uma rotina de sono. Tentar sempre deitar e acordar à mesma hora, todos os dias, fim-de-semana incluído (nada de "ah e tal é fim de semana e quero dormir mais um bocadinho" - se querem dormir bem, esqueçam);

- abolir a televisão do quarto, ou, pelo menos, não a ligar à hora de dormir. O quarto, a cama, devem ser usados para relaxar. No quarto, só dormir, ler e fazer amor;

- antes de dormir, só actividades relaxantes. Nada de ver televisão para adormecer - as imagens mantêm o cérebro acordado. Aconselha-se uma chávena de chá ou leite com um bom livro, ou fazer o amor com o mais-que-tudo;

- para quem toma banho de manhã, passar a tomá-lo à noite é uma boa forma de relaxar. Claro que nada de ir para a cama com o cabelo molhado. E note-se que os minutinhos a mais na cama no dia seguinte, não violam a a primeira regra :) ;

- procurar jantar cerca de três horas antes de dormir. Com a digestão feita, é mais fácil adormecer. E para quem pensa que não conseguirá adormecer por sentir fome ou vontade de comer, a chávena de chá ou leite permitem confortar o estômago;

E, para quando a dificuldade em adormecer já está instalada, é levantar da cama, dirigir-se para outra divisão da casa e, por exemplo, ler um livro ou ouvir uma música calma. Quando voltar a sentir necessidade de dormir, regressar a cama e tentar adormecer. Se ao fim de meia hora o sono ainda não deu de si, repetir o que foi dito.

Pronto. Depois desta minha noite terrível, prometo que vou tentar ser uma boa menina e cumprir estas regrazitas fofinhas.

E aqui na blogosfera - dorme-se bem?

1 comentário:

Pinkk Candy disse...

eu também não 'sei dormir' e essas regras já as conheço todas, mas nunca é de mais relembrar. o pior é colocá-las em prática, essa é que é essa, não é nada fácil para mim...

SWEET DREAMS xD

XOXO