segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Homens, mulheres e traições


Tenho andado a rever os episódios do Sexo e a Cidade na Sony TV. E de vez em quando o T. assiste comigo. Nos últimos episódios, a Carrie, passado uns meses de ter traído o Aidan com o Mr. Big, volta para ele. E o Aidan aceita-la de volta.

E então o T. disse-me:

- Acho que os homens têm muito mais facilidade de perdoar a traição de uma mulher, do que o contrário.

Ao que eu lhe respondi:

- Acho que tens razão.

E pensando no assunto, perguntei-me porque será.

As estereotipias dizem-nos que, em geral, homens e mulheres traem por motivos diferentes.

Pensa-se que a maioria das mulheres trai o homem com quem está porque se apaixona ou se enamora por outro. É aquele homem que a faz trair, e não um homem qualquer. Aqui, provavelmente a mulher não vai só atrás de uma atracção, do sexo, mas também da satisfação de carências afectivas que, por um ou outro motivo, possam não estar a ser satisfeitas. E é aquele homem, o amante, que as satisfaz - talvez porque é realmente a ele que ama, como no caso da Carrie, talvez porque a faz apenas sentir-se bem.
Por outro lado, há a ideia pré-concebida de que o homem trai pelo sexo. São os rabos-de-saia, as mulheres bonitas e o pavor da ideia de que nunca mais farão sexo com outra que os levam a trair.

Ora, segundo estes pensamentos, será mais fácil perdoar uma mulher que diga que já não ama o amante e que se entrega completamente à relação, do que um homem que diz que traiu pelo sexo, que foi só pela beleza da outra e que não tornará a acontecer. Porque se a mulher não tem mais nada com aquele amante, então não volta a trair. Mas o homem poderá sempre voltar a ir para a cama com outro rabo-de-saia.

Mas será mesmo assim?

Sou da opinião de que as traições acontecem (quase) sempre por alguma carência afectiva. Claro que há homens e mulheres que são autênticos cab*ões e cab*as e isso não se discute. Mas há muitas traições que partem de uma relação já de si destruturada.

De qualquer maneira, e seja por que motivo fôr, uma traição é uma traição e não tem desculpa. Se a relação está mal e ainda há amor, tenta-se resolver em conjunto os problemas. Se já não há amor, acaba-se com tudo - não se faz sofrer o outro começando uma nova relação em simultâneo com a antiga.

1 comentário:

S. disse...

Nunca tinha pensado na questão de os homens perdoarem mais facilmente que as mulheres, porque nos casos que conheço é exactamente o contrário, mas acho que deves ter razão pensando assim de uma forma mais abrangente.

Por outro lado fiquei aqui a pensar, os motivos que dás são válidos mas… não é mais grave uma traição em que a mulher ama a outra pessoa do que uma que é só pelo sexo? Não sei, acho complicado… e depois para mim traição é traição eu não seria capaz de perdoar.

Como tu dizes se as coisas já não estão bem tenta-se resolver, se não cada um vai para seu lado.

Beijinhos