segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Livros #2


Se eu tinha alguma dúvida que o meu futuro passaria por trabalhar com crianças, este livro veio atirá-las por terra.

A criança que não queria falar, de Torey Hayden, é um livro com uma escrita fácil e uma história díficil. Fala-nos de uma menina de seis anos, extremamente perturbada, a caminho de um hospital psiquiátrico, e que passa pela turma especial de uma professora brilhante. Torey é uma professora que tem a cargo os meninos que mais ninguém quer. Todos os alunos extremamente perturbados, com dificuldades mentais e emocionais, e que não se integram em mais nenhum lugar, ficam a seu cuidado, e Torey procura ajudá-los não só através da pedagogia, mas também do amor.

É a narração tocante da relação entre uma menina e a sua professora, relação esta que gera laços fortes e afectos profundos, que acabam por mudar a vida de uma criança sem futuro.

Uma história verídica e comovente, relatada pela própria professora, e que serve de inspiração não só a educadores mas a qualquer um.

7 comentários:

Marta disse...

Psicologia educacional, portanto? Agora que abandonei o meu posto de trabalho as hipoteses de nos cruzarmos diariamente diminuiram de modo drástico =)mas posso sempre passar por aqui e recomendar-te um livro chamado "Dezanove minutos". A história não creio ser verídica, mas é um relato muito, muito próximo de montes de situações reais do tipo.

Cátia Barbosa disse...

Já estive para comprar esse livro uma data de vezes e nunca peguei nele, mas vou ver se o compro :)

A miúda dos saltos altos disse...

Também li esse livro e outro da mesma autora com a história parecida e achei o livro fantástico, super emocionante e forte!

pureinspiration disse...

excelente livro. li vários da Torey Hayden mas esse foi o primeiro, e provavelmente o mais forte e comovente. Não sei se sabes mas também há a "continuação", com "A menina que nunca chorava" com ela já crescida. Gostei do blog ;)

P. disse...

Cherry, Psicologia Educacional não, Psicologia Clínica mas vocacionada para a saúde mental infantil :)

Vega disse...

Este livro é excepcional!!! A minha área não é relacionada com psicologia, mas este livro prendeu-me do principio ao fim...

visitem: http://passadeira-vermelha.blogspot.com/

Sugos disse...

Já há vários desta autora mas ainda só li esse também. A história é muito pesada realmente, sobretudo "naquela" parte. Mas sem dúvida brilhante